SOBRE NATUBA

Natuba é um município brasileiro localizado na microrregião de Umbuzeiro, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 10.278 habitantes,[3] distribuídos em 192 km² de área. Sabe-se que em 1874 foram adquiridos uma imagem e um sino para a capela em homenagem a Nossa Senhora das Dores, o que fez acreditar que na época já existia por ali o início de uma povoação. Recebeu o topônimo de Natuba, passando depois para Trambeque e mais tarde para Barra de Natuba.

Em 1875, uma grande cheia do Rio Paraíba destruiu por completo a vila, fazendo com que seus moradores edificassem a povoação um pouco mais acima, onde se encontra, hoje, a sede municipal. O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[6] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. Situa-se no município a maior queda d’água da Paraíba, a belíssima Cachoeira do Jussaral, principal ponto turístico da cidade, com 77 metros de altura. Alguns moradores contribuíram para a formação do lugarejo, destacando-se Francisco Costa, Manoel de Farias Vasconcelos e João Bezerra, participantes ativos do crescimento do lugar. O progresso de Barão Bezerra, participantes ativos do crescimento do lugar. O progresso de Barra de Natuba foi rápido e, em 1914, o Manoel de Vasconcelos fez a doação de um terreno para se construída uma nova sede da igreja, que foi reformada, em 1940, e hoje é a Matriz da comunidade, sob orago de Nossa Senhora das Dores.

Gentílico: natubense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Natuba, pela lei provincial nº 2, de 11-09-1848, subordinado ao município de Umbuzeiro. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Natuba figura no município de Umbuzeiro. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Natuba, pela lei estadual nº 2601, de 29-11-1961, desmembrado de Umbuzeiro. Sede no antigo distrito de Natuba. Constituído de 2 distritos: Natuba e Pirauá, ambos desmembrado de Umbuzeiro. Instalado em 27-10-1962. Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído de 2 distritos: Natuba e Pirauá. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

HINO

I

O ideal que surgiu liberdade Num famoso gesto varonil Despertou no filho desta terra Num recanto do Sul do Brasil! À frente vamos, natubenses Exaltar nosso audaz pavilhão! Com grandeza, amor e civismo Irmanados num só coração.

Refrão

Salve Natuba! Salve Natuba! Por teus filhos adorada! Ostentas tuas riquezas És por Deus abençoada!

II

Debruçada às margens do rio Adornada pelos canaviais, Assim nasceste oh! Filha das Selvas, Embalada por belos cafezais, No coração e nas veias do teu povo, Bate o sangue tupi-guarani! Em tua História se guarda a lembrança Retratada na Índia Mani.

III

O orgulho dos antepassados Que te viram neste berço crescer, Simboliza hoje o brio de um povo! Na esperança do teu enaltecer, A memória desta gente desperta Fervoroso amor sem igual! Permanece altiva e presente A chama viva ardente imortal.

IV

A beleza das matas constantes, A riqueza dos teus parreirais, A pujança das tuas cascatas, A verdura dos teus bananais! Os teus rios e tuas montanhas Em teus vales brotam minerais Brilha ouro o sol sobre os montes Paraíso majestoso e colossal.

V

Ao ouvir o gorjeio das aves No coração o amor faz sentir! O nascer de um novo horizonte Na esperança de ti ver progredir! Teu passado eterniza uma história Teu presente fulgurante se faz! Teu futuro espelha a nobreza, Desta terra de gloria e de paz